Uma das maiores curiosidades sobre o plástico reciclado é sua capacidade de transformar um vilão em herói. Isso porque, mesmo representando um desafio de sustentabilidade por décadas de descarte inadequado, o plástico é um grande responsável pelo seu bem-estar. De fato, a sua vida seria bem mais difícil sem ele.
Saiba mais sobre a polivalência e o potencial de reutilização do material.
Curiosidades sobre o plástico na reciclagem
Entre água, energia elétrica e materiais novos, uma tonelada de plástico reciclado é altamente econômica. São 5.774 Kwh de energia, 16,3 barris de petróleo e 22 mil metros cúbicos de espaço em aterro a menos, quando comparamos com a resina virgem. Além disso, a reciclagem gera mão de obra pela implantação de pequenas e médias indústrias.
Os canudos de plástico ficaram infames pelas imagens de tartarugas feridas ou mesmo asfixiadas resgatadas em alto-mar. Porém, entre a morte de uma espécie e a salvação de outra, utilização consciente de recursos faz toda a diferença: a Apis Mellifera, abelha mais importante do mundo para a alimentação humana, já está recebendo novas colmeias feitas de canudos plásticos mexicanos!
Mesmo os plásticos que vão parar nos oceanos, um dos principais problemas ambientais do planeta, podem retornar ao ciclo de consumo. O material resgatado já é matéria-prima para roupas, tênis, garrafas e até asfalto, só para exemplificar (você pode saber mais neste artigo). Como resultado, além da necessidade sustentável, coletar o material ganha um apelo comercial poderoso.
Curiosidades sobre o plástico e sua versatilidade
O plástico pode substituir inúmeros materiais que são mais poluentes. Além disso, pode fazê-lo com mais eficiência e custo-benefício. Um ótimo exemplo é a chamada "madeira ecológica", feita de material reciclado e com vida útil de até 50 anos. Ideal para ambientes externos, expostos a sol e chuva.
O plástico é, na maioria das suas versões, bioquimicamente inerte. Isso significa, em outras palavras, que não reage ou deteriora em contato com outras substâncias. Isso é fundamental para embalagens de alimentos, medicamentos, equipamentos cirúrgicos e farmacêuticos descartáveis, como seringas e luvas.
Incentivamos soluções essenciais e sustentáveis
Na Embalatec, trabalhamos com mais de 80% da linha de produtos em plástico PCR, oriundo de resina pós-consumo industrial. Isso garante não só a eficiência do produto final, mas também a segurança biológica, tão importante para indústrias como a médica e a alimentícia.
Com suporte de logística reversa para tubetes e aparas, nossos clientes estão 100% cobertos para mudar processos e tornar suas operações mais competitivas e ambientalmente corretas.
Clique aqui e fale conosco para saber mais.