O que você faz, por exemplo, com o plástico que embala a sua compra online? E com o seu celular, depois que os componentes eletrônicos se tornam obsoletos e você precisa trocar de aparelho? De fato, você já parou para pensar em quantos itens em perfeitas condições de consumo vão para o lixo porque estão em um produto avariado? Esse é o desafio que o Design for Recycling se propõe a superar.
Este conceito, focado em incluir a reciclagem e o gerenciamento de resíduos na criação de produtos, une design e sustentabilidade. Dessa forma, é elemento central no objetivo de alcançar a economia circular.
Design for Recycling na prática
Quando pensamos em um produto, seus principais atributos sempre foram a funcionalidade, a praticidade e a durabilidade. Em resumo, se ele atende à necessidade de quem o usa, de forma simples e pelo maior tempo possível.
Essas métricas seguem reais, mas agora precisam incluir também respostas para perguntas mais sofisticadas. Por exemplo, o que acontece quando o produto perde a sua funcionalidade.
Quando falamos de plástico, um material com vida útil que pode chegar a mil anos, é inevitável buscar formas de reaproveitá-lo mais de uma vez. Seja em outro produto de igual função, seja em outro completamente diferente.
Para isso, é necessário criar cadeias de reciclagem, que coletam e tratam o material para depois retorná-lo aos fabricantes. Ao mesmo tempo, os processos que tratam o material devem atender a rigorosos controles de qualidade, de modo que mantenham a confiabilidade dos novos produtos.
Dentre inúmeras medidas interessantes para o plástico do Design for Recycling, uma delas é o uso reduzido de tintas e aditivos, chegando a produtos finais de cores mais claras e, como resultado, mais fáceis de reciclar. Garrafas sem rótulo, com todas as informações colocadas diretamente na estrutura, também tornam mais efetiva a política de retorno por parte do consumidor final, pois agilizam a triagem para reciclagem.
A Embalatec já está de olho nessa tendência!
O plástico PCR da Embalatec é uma solução sob medida para a indústria e para o Design for Recycling. A resina pós-consumo usa plástico da indústria, entregando um produto final com igual qualidade em relação à resina virgem, livre de odores e própria para uma série de aplicações, da logística à reembalagem de alimentos.
Coletando os resíduos de nossos clientes, colaboramos para a redução de resíduos descartados. Aumentamos a performance para reduzir custos e oferecer ao consumidor final a excelência que ele merece, com a sustentabilidade que ele precisa. Tudo isso aliado à viabilidade econômica que seu negócio busca.
Quer conhecer mais sobre nossas soluções? Clique aqui e entre em contato conosco!