Feiras de negócios e o apelo sustentável
Desde a Idade Média, quando o capitalismo como hoje o conhecemos começou a se organizar, empresários se reúnem para apresentar novidades ao consumidor. As feiras de negócios são o estado mais atual dessa tradição, que serve para catalisar mudanças na forma como mercados atuam.
Herdeiras diretas dos antigos mercados medievais, onde comerciantes de diferentes regiões se encontravam para trocar produtos e serviços, impulsionando comércio e economia por onde passavam, as feiras de hoje seguem tendo uma função primordial. Elas conectam pessoas, empresas e ideias.
Quando as feiras de negócios abraçaram a sustentabilidade
Há um movimento claro em direção à sustentabilidade nas diferentes esferas da vida em sociedade. As atividades econômicas, sem dúvida, fariam parte desse movimento. As feiras de negócios, por sua vez, além de transações comerciais, se tornaram palco e vitrine. Dessa forma, ideias e práticas sustentáveis são apresentadas e discutidas nestes espaços.
Há quatro motivos principais para isso. Em primeiro lugar, demanda do consumidor. Com a exigência cada vez maior em relação à origem dos produtos e aos processos de produção, empresas precisam demonstrar um compromisso genuíno, palpável e verificável com a sustentabilidade.
Além disso, governos pelo mundo estão cada vez mais rigorosos nas leis e regulamentações que protegem o meio ambiente e promovem a responsabilidade social das empresas. Como resultado, as práticas sustentáveis têm se tornado ferramentas de competitividade no longo prazo, atraindo investimentos e talentos.
Por fim, a responsabilidade social, consequência direta dos motivos anteriores, é uma necessidade imperativa no mercado. Empresas que não priorizam a ética e a responsabilidade em suas ações possuem chances muito menores, ou mesmo inexistentes, de sucesso.
Estratégias em prática e olho no futuro
As feiras de negócios focam cada vez mais em produtos e serviços sustentáveis. Negócios sem esse viés têm cada vez mais dificuldades mesmo para participarem. Ao mesmo tempo, os próprios eventos se valem de materiais reciclados e renováveis em suas estruturas, de olho na neutralização das emissões de carbono.
Outro ponto importante é a circulação de ideias, com palestras e workshops sobre sustentabilidade e economia circular. Tudo isso faz parte de uma estratégia voltada para um futuro de feiras de negócios cada vez mais sustentáveis e conectadas, com a tecnologia viabilizando o aumento do alcance por meio de eventos híbridos, reduzindo custos e emissões de carbono de locomoção, acomodação e instalações.
Oferecemos soluções essenciais e sustentáveis para os mais diversos setores da indústria, marcando presença em eventos para nos conectarmos a empresas que compartilhem nossa visão: o novo só é considerado progresso quando vem aliado da sustentabilidade!
Fale conosco e saiba mais.
0