Greenwashing, a sustentabilidade de palco
A sustentabilidade é, sem dúvida, a mentalidade que vai formar a indústria e o consumo deste século. Cada vez mais, se torna impraticável manter estruturas de negócio que poluam o meio ambiente, desperdicem recursos naturais ou agravem problemas sociais. E é exatamente para fugir das repercussões negativas que algumas empresas afirmam praticar a sustentabilidade, mas não o fazem de fato. Este movimento é conhecido como greenwashing, ou simplesmente "sustentabilidade de palco".
O greenwashing é não só desonesto com a sociedade, mas também perigoso para o mundo. Alguns motivos são óbvios. Outros, nem tanto.
Quando o único verde que importa são as "verdinhas"
A sustentabilidade é um bom negócio. Além de reduzir custos e atrair uma base de consumidores engajados cada vez maior, existem até mesmo linhas de crédito especiais para negócios verdes. Há fundos de investimentos dispostos a injetar dinheiro em empresas verdes.
De olho nessas "verdinhas", o greenwashing se apropria da retórica sustentável para criar um discurso que é, em outras palavras, uma mentira. O prejuízo óbvio é que o meio ambiente está sendo degradado ao invés de preservado. Porém, talvez os piores males do greenwashing sejam outros.
Em primeiro lugar, uma empresa que mente coloca todo o discurso em descrédito. Isso torna muito mais difícil o trabalho de quem realmente adota a sustentabilidade. Além de mudar práticas, é preciso provar que a mudança é real.
Em segundo lugar, uma empresa que mente passa a falsa impressão de que "tudo está bem". Quando uma gigante dos transportes diz que seus veículos emitem menos gases poluentes do que de fato emitem, pode desincentivar a busca por alternativas. Quando a verdade vem à tona, o prejuízo é maior que as toneladas de gases na atmosfera: é também o tempo que se perdeu não fazendo nada para reimaginar a locomoção de pessoas e cargas. Afinal, "tudo estava bem".
Evite o greenwashing e abrace a verdadeira sustentabilidade
Empresas essenciais e sustentáveis não precisam se esconder atrás de discursos vagos. Por isso, a Embalatec divulga dados precisos todos os anos. Só em 2022, nosso comércio de plástico PCR, oriundo de material reciclado, economizou mais de 4,700 litros de água e evitou que 1,2 tonelada de gases estufa alcançassem a atmosfera. Você pode ver mais aqui.
Para nossos clientes, oferecemos uma forma de abraçar a verdadeira sustentabilidade sem comprometer o orçamento, inclusive com suporte para o gerenciamento de resíduos como tubetes de papel e aparas de plástico.
Assim, mais do que um discurso bonito, damos ao mundo uma alternativa que reconhece a importância e a versatilidade do plástico, ao mesmo tempo em que adaptamos a sua utilização para reduzir impactos negativos. Sustentabilidade é isso: preservar o que é bom e eliminar o que é ruim.
Clique aqui para conhecer mais sobre as nossas soluções essenciais e sustentáveis para a indústria!
0