Mundo de plástico: como o material dominou o mundo
Olhe à sua volta e você, sem dúvida, concordará que vivemos em um mundo de plástico. A carcaça do seu celular, as teclas do seu computador e partes do acabamento das suas roupas, só para exemplificar. Se você for à sua geladeira, além da própria geladeira, a maioria das embalagens dentro dela também terá alguma variante do material.
Entender como o plástico se tornou tão presente em nossas vidas nos ajuda a imaginar o futuro da indústria. Ainda mais se tratando se um insumo hoje tido como "vilão" da sustentabilidade.
Já tivemos soluções piores
O primeiro plástico comercial era uma combinação de algodão e ácido nítrico. O material, que ganhou o nome de nitrocelulose, substituiu o marfim removido das presas dos elefantes.
Aos olhos de hoje, soa absurdo que elefantes fossem caçados para que pudéssemos ter candelabros, guarda-chuvas, bolas de sinuca e teclas de piano. O plástico foi, dessa forma, uma solução muito mais responsável do ponto de vista ecológico.
Além disso, o plástico tornou possível a produção cinematográfica. A celuloide era maleável e forte para tornar o registro de imagens em rolos de filme, de distribuição muito mais fácil.
Um mundo de plástico e de aplicabilidades
O náilon substituiu a seda na confecção de paraquedas e, certamente, deu uma vantagem competitiva para os militares Aliados contra o Eixo nazista durante a Segunda Guerra Mundial. Os discos de vinil são, ainda hoje, reconhecidos pela qualidade e durabilidade. Bolsas, tubos e seringas tornaram os hospitais muito mais higiênicos e seguros. A lista é imensa. "Mundo de plástico" é muito mais do que uma figura de linguagem.
Abandonar o plástico parece uma boa ideia, mas devemos nos lembrar de tudo o que ele nos proporciona. Com tecnologia e logística capazes de coletar e recondicionar o plástico pós-consumo, nosso foco deve estar na criação de um modelo de economia circular capaz de eliminar os descartes. Especialmente pela vida útil de até mil anos do plástico.
Na Embalatec, além de uma linha de produtos quase inteiramente dedicada ao plástico PCR, oferecemos todo o suporte de logística reversa não só para aparas de plástico, mas também de tubetes de papel.
Como resultado, sua empresa pode usar um plástico igualmente eficiente, mas muito mais econômico, essencial e sustentável. Clique aqui e saiba mais.
0