Novos hábitos de uma nova geração

O mundo precisa de novos hábitos. E, igualmente, está recebendo uma nova geração para o protagonismo do mercado de trabalho. Nascidos em 2005, que fazem parte da chamada geração Z (período que compreende de 1995 a 2010), chegam à maioridade este ano. Consigo, trazem uma bagagem de vivências e saberes impensáveis à época de seus pais e avós.

Sem ignorar os feitos de nossos antepassados, como os "herdeiros do planeta" podem contribuir para a construção da sociedade evoluída, consciente e sustentável de que tanto precisamos?

Novas tecnologias e dia mais longo

Era fácil descrever o dia de uma criança nascida entre as décadas de 1980 e 1990. Os programas que passavam na televisão eram basicamente os mesmos para todos, a diversão era muito mais compartilhada e os horários eram mais ou menos similares no que diz respeito a acordar, estudar, brincar e dormir.

A tecnologia, sem dúvida, mudou essa realidade. Os novos hábitos da geração Z envolvem a hiperconectividade, que abre um leque de possibilidades para aprender e se distrair. Agora, a preferência e a disponibilidade de cada um são os fatores determinantes.

Isso já está presente no ambiente de trabalho e, pela familiaridade, é uma vantagem para os mais jovens. Com trabalho híbrido e horários flexíveis, as noções de distância e tempo mudaram. Como resultado, é muito mais natural resolver desafios à distância, algo impensável para os "baby boomers" dos anos 1960. Algo que levaria um dia inteiro agora está pronto na primeira hora da manhã. Logo, os dias ficam "mais longos", pois é possível realizar mais no mesmo espaço de tempo.

Isso significa, em outras palavras, que a nova geração é aberta para inovações tecnológicas, capazes de otimizar processos.

Novos hábitos sustentáveis

Essa mentalidade dinâmica é também mais tolerante e consciente. Os jovens se consideram responsáveis não só por novos hábitos, mas também desejam que outros à sua volta também mudem a postura.

Igualmente exigentes com qualidade nos produtos que consomem e a comunicação das empresas, esta cosmovisão tem o potencial de romper com as práticas nocivas ao meio ambiente dentro do local de trabalho e, ao mesmo tempo, incentivar colegas e superiores a fazerem o mesmo.

Uma frase famosa do líder indígena norte-americano Chefe Seattle (1786-1866) diz que nós não herdamos a Terra de nossos pais, mas sim a pegamos emprestada de nossos filhos. É possível dizer que, neste momento, estamos começando a devolvê-la. E é nosso dever entregá-la nas melhores condições, apontando para um futuro promissor.

A Embalatec acredita que a sustentabilidade é uma missão de todas as gerações. Por isso, 80% da nossa linha de produtos é de plástico PCR, a resina pós-consumo industrial com origem em resíduos de logística reversa e de ampla aplicação em segmentos que vão da indústria alimentícia à têxtil e muito mais, facilitando a logística e criando uma cadeia produtiva que preserva não só o meio ambiente, mas também a qualidade dos produtos e serviços que sua empresa oferece.

Se você acha que a sustentabilidade é um luxo, fique de olho na nova geração. Seus novos hábitos vieram para ficar e começam a ser a voz que dita as regras no mercado. Clique aqui e conheça nossas soluções.

0 comentário

0

Posts recentes

Ver tudo