Consumir, se locomover, abrir o celular para ler este artigo. Em outras palavras, viver deixa uma pegada ecológica. Assim sendo, cada escolha faz a diferença e, quanto maior a escala, maiores os resultados.
Com a crescente demanda mundial por bens de consumo, cresce também a demanda por matérias-primas. Isso coloca os principais recursos naturais do planeta em risco. Temos, só para exemplificar, pouco mais de 47 anos de petróleo e algo em torno de 10 a 20 anos de lítio disponíveis. Isso significa que, dentro da sua vida, a forma como o mundo funciona vai mudar.
Entender o impacto das suas ações é essencial para entender a necessidade de optar por alternativas sustentáveis.
Pegada ecológica e biocapacidade da Terra
Para estabelecermos uma meta, devemos responder a duas perguntas. Em primeiro lugar, quantos recursos naturais são necessários para manter, hoje, a população do mundo vestida, alimentada e atualizada com os mais inovadores bens de consumo? Em segundo lugar, esta quantidade de recursos naturais pode ser extraída do planeta de forma sustentável, permitindo a sua renovação?
É para atender a essas necessidades que precisamos encontrar soluções eficientes, renováveis e econômicas.
A pegada ecológica completa é composta de "subpegadas" menores, que medem impactos específicos:
Quer medir a sua pegada ecológica individual? Basta clicar aqui.
Reduza o impacto ambiental da sua empresa
Opções sustentáveis na indústria, que consome grandes quantidades de matéria-prima, têm um grande impacto na pegada ecológica do planeta.
O plástico PCR, resina pós-consumo da Embalatec, consome até 55% a menos de água e até 90% menos da energia da resina virgem, com as mesmas características e confiabilidade.
Atenda suas necessidades reduzindo custos e contribuindo para um planeta capaz de se manter no longo prazo. Clique aqui para conhecer nossas soluções.