Poliamidas: eficiência e sustentabilidade
Embalagens convencionais, em geral, são feitas com polímeros como, só para exemplificar, o polietileno, o polipropileno ou o politereftalato de etileno, o PET. As poliamidas alifáticas, como a poliamida 6 (PA6), sempre tiveram uma aplicação muito menor.
Contudo, a evolução das poliamidas fazem do material hoje um elemento essencial em embalagens flexíveis para, por exemplo, alimentos ricos em matéria gorda e sensíveis ao oxigênio, bem como diferentes artigos médicos. E, sob as especificações certas, contribuem para produtos 100% recicláveis.
Sobre as poliamidas
As poliamidas estão entre os polímeros de engenharia mais conhecidos e utilizados no mundo. Isso se dá graças a propriedades interessantes, tais como a alta resistência mecânica, química e térmica. Além disso, é altamente aderente e possui baixa permeabilidade a gases. Por fim, conta com alta perda dielétrica, baixo coeficiente de atrito e boa compatibilidade com fibras.
Dessa forma, ela favorece a formulação de diversas grades com fibra de vidro e tem aplicação ampla em peças automotivas e componentes técnicos, substituindo peças metálicas para fins de redução de peso sem prejuízo (ou até melhora) das propriedades mecânicas.
Poliamidas são totalmente recicláveis?
Durante anos, as poliamidas tinham a classificação de "impurezas", pois eram incompatíveis com as práticas de reciclagem mecânica.
Porém, já existem resultados técnicos diversos e confiáveis para refutar tal classificação das poliamidas como impurezas não recicláveis. Assim sendo, é possível afirmar, com uma base sólida, que uma reavaliação dessas classificações se faz necessária.
Em embalagens a base de polietileno, por exemplo, camadas de filme coextrudadas em poliamida 6 (PA6) ou copoliamida 6/6.6 (PA6/6.6) são compatíveis com reciclagem em materiais reciclados para aplicações de moldagem por injeção e filme soprado.
Para isso, é necessário cumprir estes pré-requisitos:
• Aplicação de poliamida em combinação com polietileno enxertado com anidrido maleico (MAHg) como camada de agente aglutinante em uma proporção igual ou superior a 0,5 g HV por g de poliamida em um filme coextrudado;
• O agente aglutinante deve ser especificado pelo fabricante para a aplicação para a coextrusão.
Filmes de embalagem com uma camada de poliamida 6 (PA6), por sua vez, são “totalmente recicláveis” se:
• Houver aplicação de PA6 em combinação com polietileno enxertado com anidrido maleico como camada de agente aglutinante em uma proporção de ≥ 0,5 g HV por g de PA em um filme coextrudado.
• A estrutura do filme deve conter adicionalmente um agente compatibilizante. A proporção deve ser igual ou superior a 0,15 g por g de poliamida.
Adote o plástico essencial e sustentável
A Embalatec conta com um portfólio de soluções em plástico PCR, resina pós-consumo industrial, que incentiva a economia circular e reduz custos para a indústria.
Com aplicabilidade em setores diversos como o alimentício e o têxtil, temos experiência e expertise para oferecer o que você precisa, indo além de produtos para oferecer também suporte de logística reversa.
Fale conosco para saber mais. E acesse nosso blog para ler tudo sobre o mundo do plástico no capitalismo verde, ecologicamente responsável e economicamente viável!
0