A sustentabilidade é um movimento novo, do início deste século XXI, que nasceu da necessidade de amenizar os impactos promovidos pela evolução tecnológica do homem desde o início dos tempos. Por isso, é inevitável que as empresas de hoje tenham planos de gestão sustentáveis (com relação a resíduos sólidos, consumo de água e energia, emissão de gases, etc), com redução de desperdícios e compensação dos impactos ambientais negativos que podem causar de alguma forma.
O consumidor está mais exigente e busca a origem do que consome, ou seja, uma empresa com o selo de responsabilidade ambiental e social ganha a confiança desse cliente – e também de investidores.
Então, adotar medidas sustentáveis dentro das corporações é algo “pra ontem”. É difícil promover pequenas atitudes? Não! Veja só:
- Separe o lixo.
Dá para acreditar que hoje no Brasil 39% da população ainda não separa resíduos orgânicos dos recicláveis? A mudança de hábito só se incorpora no cotidiano com insistência...e é tão simples! Divida em dois grandes grupos: orgânicos e sólidos – e este último em recicláveis (vidros, plásticos, papéis e metais) e não recicláveis (componentes eletrônicos, baterias e pilhas, por exemplo).
- Troque copos descartáveis por canecas.
O plástico é considerado o resíduo sólido urbano de maior potencial para reciclagem no mundo. No entanto, o descarte inadequado não condiz com esse potencial de reaproveitamento. Vai tomar um café na empresa? Tenha sua caneca à mão: essa pequena atitude evita que VOCÊ lance de alguma forma um objeto plástico no ambiente. A caneca estará sempre ali, limpa e pronta pra ser usada novamente.
- Utilize produtos de origem sustentável.
Que tal adotar para si a postura de saber a origem daquilo que consome? A consciência ambiental nasce na gente e é transformadora. Na Embalatec, produzir itens a partir do plástico PCR veio da necessidade de transformar um vilão do meio ambiente em amigo da natureza. Disponibilizar no mercado produtos que fazem parte de uma logística reversa é uma forma de despertar no consumidor a importância de buscar sempre aquilo que gera o menor impacto possível a gerações futuras.
- Busque fornecedores responsáveis.
A economia circular é uma maneira que as empresas estão encontrando de amenizar os impactos negativos do uso dos recursos naturais. De forma simplificada, em escala industrial, a economia circular propõe uma cadeia produtiva repensada de forma que as peças usadas em determinado produto, sejam reintegradas à produção como componentes ou materiais para a fabricação de novos produtos depois de descartados. A Embalatec, como fornecedora de embalagens plásticas, oferece soluções sustentáveis e produtos eficientes, endossando a importância de práticas amigas do meio ambiente.