As estradas de plástico são, ao mesmo tempo, eficientes e sustentáveis. Não só proporcionam uma solução necessária para a locomoção, como também regulam a irrigação do solo. São simples de montar, duráveis e seguras. Podem ser o futuro, totalmente produzidas com materiais do passado.
Entenda um pouco mais sobre essa tendência e porque ela é fundamental para o futuro do transporte.
Locomoção e automação
Veículos autônomos, produção automatizada, digitalização e adoção de novos materiais para a construção rodoviária. Estas são, de acordo com estudo da consultoria McKinsey & Company, as principais tendências que vão ditar a construção de estradas. Isso porque, ao serem mais rápidos, os veículos autônomos exigem estradas mais funcionais, igualmente seguras e eficientes, com manutenção dinâmica.
Estradas de plástico podem ser produzidas de forma automática, possuem uma alta durabilidade e, além disso, podem minimizar os impactos de secas e chuvas fortes.
Isso se dá, principalmente, porque as estradas de asfalto convencionais impermeabilizam o solo abaixo delas. Sem acesso ao subsolo, a água de chuvas fortes fica empoçada. Igualmente problemático, o alto nível de estresse causado pelo tráfego gera falhas no asfalto, por exemplo rachaduras e buracos. Um veículo autônomo, em alta velocidade, que passe por um buraco, pode desencadear um acidente de grandes proporções.
A solução das estradas de plástico
Construídas em blocos, as estradas de plástico podem rapidamente ter trechos defeituosos substituídos. Assim, o trânsito volta ao normal mais rapidamente. Sob o mesmo ponto de vista, a estrutura dos blocos permite filtrar e armazenar o excesso de água das chuvas, evitando poças e regulando o ritmo de infiltração do solo, trazendo mais estabilidade.
No que diz respeito à sustentabilidade, este novo modelo de malha rodoviária permite que resíduos ganhem um novo propósito sem perda de valor em relação ao propósito original. Dessa maneira, as estradas de plástico incentivam a economia circular, fechando as matérias-primas em um circuito sem desperdícios.
Sustentabilidade na estrada e em cima dela
Os processos industriais da sua empresa demandam plástico em diferentes formatos. Por isso, a Embalatec possui 80% do seu portfólio dedicado ao plástico PCR, pós-consumo, que preserva as mesmas características do material virgem. Como resultado, você atende a suas necessidades e incentiva o consumo consciente de um produto que, de vilão, se torna cada vez mais herói da sustentabilidade.
Clique aqui e conheça nossas soluções, sob medida para a indústria têxtil, alimentícia e de bebidas, bem como empresas de logística, entregas e muito mais!