Dia Mundial dos Oceanos: combatendo a poluição plástica
O Dia Mundial dos Oceanos é uma data para reflexão. Todo dia 8 de junho, a Humanidade recebe números chocantes. Só para exemplificar, que 11 milhões de toneladas de plástico são despejadas nos oceanos todo ano (Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente). Ou que microplásticos já estão em placentas humanas. E que, com tempo de decomposição que pode chegar a mil anos, o gerenciamento de resíduos plásticos é imperativo para o equilíbrio ambiental.
Tudo isso para, no dia 9 de junho, a vida voltar ao normal. Nesse sentido, a Embalatec resolveu aproveitar o Dia Mundial dos Oceanos para trazer não só dados, mas também medidas. Estas medidas, além de simples, serão efetivas para lidar com o problema de forma essencial e sustentável.
Continue a leitura para saber mais!
Produção e consumo
80% da poluição dos oceanos é de resíduos plásticos. Contudo, se engana quem pensa que os canudos são os principais vilões. Eles representam menos de 3% do total. Em contrapartida, sacolas e garrafas, seguidas por recipientes para alimentos e embalagens de comida, são os itens mais presentes.
O grande problema do plástico está na mentalidade do consumo. Com alta durabilidade e versatilidade, além do baixo custo de produção, ele está presente em itens descartáveis. Dessa forma, a embalagem da nossa compra online, que desempenha sua função por alguns dias, passa as outras centenas de anos invadindo a cadeia alimentar de animais marinhos. Ainda mais preocupante, o plástico interfere na produção de oxigênio por plantas, algas e cianobactérias. Sozinhos, os oceanos correspondem por 80% do oxigênio disponível no planeta.
Com isso, percebemos que, para o Dia Mundial dos Oceanos de 2023 trazer números mais animadores, precisamos produzir e consumir plástico com responsabilidade.
Como fazer a diferença neste Dia Mundial dos Oceanos
Se você está no final da cadeia de consumo, incentive empresas que escolhem soluções sustentáveis para o uso de plástico. Igualmente, se você é um agente da indústria, busque maiores informações sobre como utilizar um plástico ecologicamente responsável.
A Embalatec conta com 80% da sua linha de produtos voltada para o Plástico PCR. A resina pós-consumo, oriunda de plásticos que originalmente seriam descartados, possivelmente indo parar nos oceanos, volta à cadeia produtiva. Mais do que isso: preserva as características da resina virgem, com redução de demanda energética para ser feita e preços mais competitivos!
Quer fazer a diferença? Seja diferente: clique aqui para saber mais.
0