Energia eólica: um sopro de sustentabilidade
A energia eólica já abastece milhões de residências no Brasil. A região Nordeste, sobretudo, é a principal beneficiada. Já são mais de 400 dentre os 520 parques eólicos do país, construídos para produzir eletricidade limpa. Dessa forma, reduz-se também a necessidade pelas fontes tradicionais, como a termelétrica e a hidrelétrica.
Leia o nosso artigo para entender o funcionamento deste sistema, que já tem potencial para 13 GW de capacidade produtiva. Além disso, conheça as oportunidades da geração de energia eólica e porque as escolhas sustentáveis são cada vez mais essenciais.
Como funciona um parque de energia eólica
À distância, os parques eólicos lembram grandes cata-ventos. De fato, o princípio ativo é bastante similar. Movidas pelo vento, as gigantes turbinas criam energia cinética, convertida por autogeradores em energia elétrica. Com isso, a brisa de um dia agradável refresca também a conta de luz.
Contudo, os parques eólicos apresentam alguns desafios. O primeiro é o mais objetivo: só compensa construir um parque eólico em uma região com bastante incidência de ventos. É por isso, portanto, a grande incidência do Nordeste. Isso porque, além de bastante vento, a região possui grandes áreas despovoadas, outra necessidade do parque eólico.
Isso se dá porque o movimento das turbinas provoca muito ruído. Ao mesmo tempo, há uma questão de sustentabilidade. Parques eólicos não podem atravessar rotas migratórias de aves, pois isso pode causar a morte dos animais.
Entretanto, considerados os riscos, os benefícios são imensos. O principal deles, sem dúvida, é a quase auto sustentabilidade dos sistemas. Uma vez instalado, o parque gera energia elétrica sem a necessidade de nenhuma energia adicional, o que contrasta com a termelétrica, que precisa de carvão, por exemplo.
Um sopro na direção da sustentabilidade
As fontes de energia alternativas, e a energia eólica não é uma exceção, ainda não conseguem eliminar a necessidades das fontes convencionais. Mas isso não significa que não mereçam nossa atenção e nossos esforços. Já agora, um uso combinado de diferentes formas alternativas de energia pode representar uma grande diferença.
Por isso, como já contamos no nosso blog, a Embalatec está garantindo energia limpa de qualidade em seus processos industriais por meio de investimento em painéis fotovoltaicos alemães, que converterão a luz do sol em eletricidade assim que for concluído o processo de instalação do sistema.
A consciência ambiental não pode ser limitada. Ela deve, na verdade, estar em cada atitude do dia a dia. Assim, podemos evoluir e preservar, indo sempre em frente sem deixar um rastro de destruição para trás!
0