Mottainai, a filosofia japonesa contra o desperdício




Inegavelmente, a cultura japonesa tem muito a nos ensinar. Principalmente, no que diz respeito à preservação da vida. O Mottainai, por exemplo, é uma palavra-conceito que lamenta o desperdício de oportunidades causado pelo desperdício.

Respeito, cuidado e sensatez são, portanto, fundamentais ao lidar com os objetos do universo. Isso vale não só para formas de vida, mas também para seres inanimados, uma vez que tudo está conectado.

Quer entender mais sobre esse conceito e como ele tem tudo a ver com sustentabilidade? Continue a leitura!

A essência do espírito Mottainai

Mottainai é a junção de duas palavras. "Mottai", de origem budista, diz respeito à essência das coisas. Tudo o que faz parte do nosso universo físico possui uma Mottai: você, sua família e seus amigos, mas também seu animal de estimação, seu carro e sua caneca de chá favorita.

Uma vez que "nai" é uma negação, Mottainai representa a tristeza pela quebra da conexão entre as coisas do universo. Embora pareça complexo, a aplicação prática é bastante simples: tudo o que se perde, deixa de ser e de poder ser. As possibilidades se encerram, o futuro se torna um grande vazio.

Para os japoneses, isso é trágico. Para nós, também deveria ser.

Como abraçar o Mottainai em nossas vidas

Em resumo, precisamos eliminar o desperdício. Isso passa por duas mudanças, uma de natureza individual e outra coletiva.

Enquanto indivíduos, precisamos de mais responsabilidade ao consumir. Dar novos significados - e utilidades - a objetos. Doar o que não vamos mais usar. Reciclar em vez de jogar fora. Comprar reciclados em vez de novos.

Uma vez que o consumo é uma via de mão dupla, a indústria também tem suas responsabilidades. A principal delas, que abarca uma série de novos paradigmas, é a adoção da economia circular. Este modelo de produção, que idealiza produtos para voltarem à cadeia do consumo após o uso sem perda de qualidade, não vê a natureza como uma fonte inesgotável de recursos, mas sim um dos infinitos elementos que formam o universo do qual fazemos parte.

O plástico, insumo quase onipresente em diferentes segmentos da indústria, é um dos principais exemplos da importância do Mottainai. Com vida útil muito maior que o tempo de uso, ele pode ser reutilizado ou descartado, gerando poluição, morte e prejuízos.

A Embalatec tem como propósito promover uma nova revolução industrial, em que o novo só é progresso quando vem junto de sustentabilidade. O plástico PCR, feito 100% de resina pós-consumo, é a materialização deste propósito: mesmas características, até 160% mais barato, infinitamente mais sustentável.

Clique aqui para conhecer nossos produtos e seja Mottainai com a gente!


0 comentário

0

Posts recentes

Ver tudo