Números e alternativas para um consumo consciente.
15 de outubro é Dia do Consumo Consciente. A data, que foi instituída pelo Ministério do Meio Ambiente para despertar na população a relação entre consumo e sustentabilidade, é uma oportunidade perfeita para falarmos sobre o futuro. Não só o futuro que queremos para nossos filhos, mas também o que queremos para nós mesmos. Como podemos, ao mesmo tempo, adotar práticas sustentáveis e preservar nosso estilo de vida?
Inegavelmente, nossas escolhas têm consequências. Enquanto algumas delas são irrelevantes ou só dizem respeito a nós, outras podem comprometer a própria viabilidade do planeta. Por isso, devemos nos conscientizar, bem como agir.
O impacto do plástico no planeta
No atual ritmo de produção e descarte, a massa total de plástico poluindo os oceanos vai superar a de peixes. O plástico oceânico, em contato com o sol, se decompõe em pedaços menores. No momento em que esses pedaços ficam menores que 5 mm, se tornam microplásticos. Dessa forma, eles acabam na dieta das diferentes formas de vida. O risco é tão grande que microplásticos já foram encontrados na placenta de mulheres grávidas!
O consumo consciente passa, portanto, por considerar o descarte dos produtos após o uso. Nós podemos reaproveitar algo que estamos jogando fora? Para onde vai o que não podemos reaproveitar? Nossas escolhas incentivam qual tipo de indústria: a sustentável ou a poluidora?
O consumo consciente de plástico em três letras: PCR
Processos industriais, por exemplo o de compactação de volumes, têm no plástico a melhor solução técnica. Entretanto, o uso de curto prazo, quando comparado ao tempo de vida útil da matéria-prima, não é sustentável no longo prazo. E, com o serviço de logística cada vez mais forte, graças à expansão do e-commerce causada pela pandemia, o consumo consciente de plástico se tornou crucial.
A boa notícia é que você não precisa encontrar essas soluções sozinho. A Embalatec já incorporou a sustentabilidade em nosso fornecimento de plástico para a indústria e a logística. O plástico PCR, feito a partir de resinas já utilizadas, você aproveita toda a qualidade e a utilidade do plástico, mas com a tranquilidade exclusiva de quem está evitando a poluição. E mais importante: o PCR pode ser reutilizado mais vezes, mantendo as características técnicas e ficando cada vez mais barato!
Consumo consciente faz bem não só para a natureza, mas também para a sociedade e para o seu orçamento. Clique aqui e conheça todas as nossas soluções essenciais e sustentáveis.
0