O leitor fiel do Blog da Embalatec já sabe tudo sobre o PCR, a resina pós-consumo que responde por 80% do nosso portfólio de produtos. Mas você já ouviu falar do PIR? Acima de tudo, você sabe quais são as diferenças entre eles?
Economia circular. Upcycling. Em outras palavras, reuso. E não apenas pelo aspecto ecológico. É mais barato usar insumos recuperados. Assim sendo, conhecer diferentes alternativas e aplicações permite escolhas mais apropriadas para cada contexto.
PIR, a resina pós-industrial
Processos industriais costumam gerar resíduos que não fazem parte do produto final. Só para exemplificar, temos as aparas de filme stretch que sobram após a aplicação. Este stretch nunca sai da fábrica. Portanto, não entra na cadeia de consumo.
Entretanto, ele ainda é um resíduo poluente que precisa de gerenciamento ambientalmente correto. E a resposta para o problema é o PIR, exatamente por ser um produto de procedência conhecida e qualidade inquestionável, já posta a prova. Ele pode, igualmente, ser reaproveitado pela própria empresa ou virar moeda de troca para reduzir custos com fornecedores.
Use e reuse
Há aplicações onde o PCR é a melhor opção, enquanto o PIR se destaca para outras. O mais importante é, independentemente da sua necessidade, escolher por produtos sustentáveis, ambiental e economicamente.
A resina virgem, como é chamado o plástico de primeiro uso, tem um alto custo energético na sua produção. Derivado de petróleo e gás, gera emissões que contribuem para o aquecimento do planeta e muitas vezes se torna um produto não biodegradável com uma única utilização.
As resinas pós-uso preservam características e confiabilidade, são mais baratas e evitam a poluição. Inclusive, geram renda e emprego no processo, reinserindo à economia ativa pessoas que não encontravam oportunidades, como por exemplo coletores de recicláveis.
Na Embalatec, você faz mais do que comprar resinas de reuso: pode também vender suas aparas de stretch e tubetes, reduzindo os gastos e contribuindo com o meio ambiente duas vezes! Conheça nossas soluções e fale com a gente para saber mais.
0