Plástico PCR: o que é e quais os benefícios?

Talvez você já tenha ouvido falar do conceito de resina pós consumo, ou o chamado plástico PCR. O nome, que vem do inglês post-consumer resin diz respeito àquele plástico que passou por um processo de utilização.


É o caso, por exemplo, de um recipiente de shampoo, que depois de usado e descartado corretamente, pode ser transformado em outros produtos, como uma nova embalagem ou frasco, por exemplo. Mas afinal, quais os diferenciais e vantagens do plástico PCR? Neste post explicamos melhor o que é este produto. Confira!


O plástico PCR é um princípio sustentável de consumo


Apesar de ainda ser visto por muitas pessoas como um vilão do meio ambiente, o plástico é, na verdade, uma oportunidade de negócios. Já falamos aqui sobre a importância do reaproveitamento dessa matéria, que se descartada corretamente não só movimenta uma cadeia econômica como garante a produção de materiais de alta qualidade.


Esse é o caso do plástico PCR. Ele nada mais é do que uma resina vinda de produtos já fabricados para outros fins, que passa pelo processo de reaproveitamento. Neste caso, há, por exemplo o processo da cadeia circular acontecendo na prática, o que permite reintroduzir a resina pós consumo no processo produtivo para formar novos produtos.

Ou seja: ao invés de extrair matéria-prima virgem, oriunda da queima de combustíveis fósseis, quem usa o PCR para o desenvolvimento de produtos está utilizando na composição material já utilizado.


Há perda de qualidade?


Essa é a dúvida mais comum quando se fala em reuso. É importante entender que o plástico PCR passa por um processo de modificação para reutilização em novo formato. A depender do tipo de uso que ganhará na nova forma, não haverá nada de perdas em termos de funcionalidade.


Um exemplo são as bobinas para mesas de corte, produzidas pela Embalatec. Por se tratar de um plástico utilizado no processo de corte industrial de peças de roupa, o PCR deve ser considerado o plástico ideal. É sustentável, apoia toda uma cadeia de negócios baseada na logística reversa e ainda tem um alto custo-benefício.


Afinal, como saber se um produto foi desenvolvido com plástico PCR?


Através das informações do próprio fabricante. Isso porque, muitas vezes não será possível diferenciar um produto composto por plástico PCR ou virgem, depende muito a proporção da mistura das matérias-primas.


No caso dos plásticos para uso industrial da Embalatec, poderá haver uma diferença na tonalidade da cor, sendo considerado o plástico de tom canela, o mais sustentável da cadeia, pois participou mais vezes do que chamamos de cadeia circular.


Para as empresas o material PCR também significa investimento reduzido.


Quer saber mais sobre o plástico PCR e como a Embalatec aplica este material em seu portfólio? Converse com nossos especialistas e veja como a sua empresa também pode se beneficiar.

0 comentário

0

Posts recentes

Ver tudo