Plástico: vilão ou oportunidade?

Você sabia que o Brasil é um dos maiores consumidores de plástico do mundo? São inúmeros os processos e produtos que utilizam este material em sua composição, embalagem e distribuição.


Aqui na Embalatec, o plástico é o carro-chefe do nosso portfólio, e material essencial para diversos processos da indústria. Produzir itens com este componente, fabricado, principalmente, a partir de derivados do petróleo, faz com que voltemos nossos

olhos ao ciclo sustentável do material.


Muita gente tem a visão equivocada de que produzir ou consumir plástico só traz malefícios e que esta matéria-prima é uma vilã do meio ambiente. Mas a verdade é que, com consciência e da forma correta, esse material é um grande gerador de oportunidades

e movimenta uma grande cadeia produtiva, que tem tudo a ver com reciclagem e cuidado.


No entanto, mesmo após mais de uma reciclagem, o material pode ser aplicado em diversas ações. Na Embalatec, um exemplo de reutilização com qualidade são as bobinas canela. Ao contrário do material virgem, elas possuem uma textura mais áspera e cor menos translúcida – quase marrom. Isso significa que o plástico foi corretamente reciclado e possui os mesmos benefícios do material ainda não utilizado, com o adicional de custo-benefício. Você paga mais barato, tem os mesmos benefícios e ainda ajuda o meio ambiente.


Atualmente, de acordo com a FFW, o Brasil é o quarto maior produtor de plásticos do mundo. E esse material também é responsável pela geração de milhões de empregos advindos da indústria de reciclagem. Entre os setores que mais consomem o

produto oriundo da reciclagem está o têxtil, que absorve 50% de toda a produção.

Aqui na Embalatec, mais do que produzir, queremos incentivar a reciclagem e o descarte consciente do plástico, que pode ganhar novas aplicações, todas com o mesmo grau de qualidade do material virgem.


Veja nesta cartilha como consumir o plástico de forma consciente e apoiar a logística reversa do material, para um planeta e economia mais sustentáveis!


TIPOS DE PLÁSTICO E SUAS APLICAÇÕES


PET - aplicado em garrafas e fitas para arqueação. Ao ser reciclado, vira fibras para vestuário

e para enchimento e caixas;


PP - aplicado em sacos para embalagem. Ao ser reciclado, vira tubos de escoamento

e vasos de planta;


PE - aplicado em filme stretch, bobinas, sacos para embalagens em geral. Ao ser reciclado vira sacos em geral, tubos de detergente e embalagens.


O QUE MUDA COM A RECICLAGEM


Muita gente se pergunta: mas afinal, o plástico perde sua qualidade se for reciclado? A resposta é não! O que acontece com o produto ao ser reciclado é uma alteração de cor e textura, porque ele passa por um processo que envolve aquecimento e derretimento.

No entanto, mesmo após mais de uma reciclagem, o material pode ser aplicado em diversas ações.


Na Embalatec, um exemplo de reutilização com qualidade são as bobinas canela. Ao contrário do material virgem, elas possuem uma textura mais áspera e cor menos translúcida – quase marrom. Isso significa que o plástico foi corretamente reciclado e possui os mesmos benefícios do material ainda não utilizado, com o adicional de custo-benefício. Você paga mais barato, tem os mesmos benefícios e ainda ajuda o meio ambiente.


TUDO COMEÇA COM UM PRIMEIRO PASSO: O SEU!


Agora que você já sabe que o plástico, quando utilizado corretamente e descartado de forma consciente não é nenhum vilão, já pode fazer a sua parte para contribuir com um mundo mais sustentável.


Até porque, além de desperdiçar material, perdemos dinheiro quando descartamos incorretamente materiais que podem ser reaproveitados. Segundo o Instituto de Pesquisa Econômica e Aplicada (IPEA), o Brasil perde R$ 8 bilhões por ano ao descartar em lixões e aterros materiais que poderiam ser reciclados. Mudar essa realidade só depende da boa vontade de cada brasileiro. Nós separamos algumas dicas para que o plástico consumido aí na sua casa possa retornar para a indústria e dar vida a novos produtos. Confira:


SEPARE OS MATERIAIS

Orgânico de um lado, reciclado de outro. Coloque em sacos separados o que for vidro, papel e plástico.


LAVE OS MATERIAIS

No caso dos plásticos, é muito importante lavar os potes antes de enviar para a reciclagem. Isso vale para embalagens de iogurte, manteiga, latas e garrafas. Uma boa dica é utilizar água de reuso – como aquela da louça, ou da roupa, por exemplo.


DEIXE SECAR ANTES DE DESCARTAR

Isso evita que outros produtos sejam afetados, quando há mistura com lixo seco.


FIQUE ATENTO AO LIXEIRO

Em condomínios e empresas é cada vez mais comum existirem recipientes dedicados a cada tipo de material. Basta verificar qual é o indicado para o descarte de plástico que não tem erro.


DÊ PREFERÊNCIA À COLETA SELETIVA

A maioria dos bairros e já conta com esse serviço. É só se atentar aos dias corretos e deixar o material reciclado na lixeira nas datas em que há a coleta seletiva. Se na sua rua isso ainda não é comum, você pode recorrer ao serviço de coletores independentes.


Por fim, o site www.rotadareciclagem.com.br é uma ótima ferramenta para quem quer fazer da reciclagem um hábito. Basta acessar, digitar seu endereço e conferir as opções mais próximas para o descarte correto de materiais como plástico, papel e vidro.


0 comentário

0

Posts recentes

Ver tudo