Reaproveitamento de água nas empresas
O reaproveitamento de água é uma medida de sustentabilidade básica, principalmente para empresas. Contribui para a preservação de um recurso básico à vida e, além disso, gera boa imagem institucional e economia.
Só para exemplificar, uma torneira mal regulada na sua casa, que pingue uma gota a cada cinco segundos gera um desperdício de 20 litros por dia. Aplicando isso para uma escala maior, como uma empresa com centenas de colaboradores, sem dúvida o potencial de impacto negativo é imenso. Pode-se chegar ao consumo de famílias inteiras desperdiçado diariamente.
Ao mesmo tempo, pequenas medidas, em grande escala, são capazes de gerar impactos imensos imediatamente. Conheça alguns!
A nobreza do uso da água
Pelas suas características únicas, a água tem aplicações quase ilimitadas, de modo a ser possível classificá-las de acordo com a nobreza do uso. Isso significa, em outras palavras, usar a melhor água para as funções mais críticas.
Por exemplo: a água usada nas descargas dos banheiros precisa ser limpa, mas não precisa ser potável. Ou, sob o mesmo ponto de vista, a água que reage com produtos químicos em processos industriais de precisão deve ser não apenas potável, mas destilada, pura.
Isso abre possibilidade para um mapeamento discriminado das atividades da sua empresa que precisam de água. Assim, se identifica o tipo de água que atende a cada uma e quais as formas de fazer o reaproveitamento de água para atender a todas com mais economia.
Reaproveitamento de água na Embalatec
Implementamos um sistema de coleta de água das chuvas. Com isso, nos aproximamos da autossuficiência para usos menos nobres, como limpeza pesada e manutenção do jardim. A água vai da calha direto para um reservatório e fica à disposição. Assim, nosso consumo de água potável se restringe ao que é necessário: manter nossos colaboradores hidratados.
Mas não fazemos apenas reaproveitamento de água. Estamos focados também na economia. Por isso, todas as nossas torneiras possuem sensores, abrindo e fechando de acordo com a presença de pessoas. Dessa forma, evitamos o risco de uma torneira mal fechada desperdiçando água por horas.
Indiretamente, nossos banheiros também economizam água nos sensores de movimento que ligam as lâmpadas. Dado que a principal matriz energética brasileira é hidrelétrica, ao economizar energia, estamos exigindo menos das usinas produtoras.
0