Reciclado ou reciclável, eis a questão? Na verdade, não. Desde que você saiba a diferença, a escolha é até simples. Ela passa pelo potencial que um produto tem e se, de fato, ele é explorado ou não.
Este é um assunto muito relevante, principalmente, para quem precisa tomar decisões que afetam a indústria em larga escala. Continue a leitura e saiba mais!
Quase todo produto é reciclável
Um produto reciclável é aquele que pode, em algum momento de seu ciclo de vida, ser reciclado. Em contraste com o produto reciclado, ele ainda está em seu primeiro uso.
A princípio, parece importante escolher produtos recicláveis, mesmo que ainda não tenham sido reciclados. Mas o que não fica exatamente claro é que quase todo produto é reciclável. Por exemplo, o plástico que embrulha as suas compras online. O que realmente importa, é o que se faz com esse plástico reciclável: ele vai voltar para a cadeia produtiva ou vai, eventualmente, poluir o meio ambiente?
Produtos reciclados são minoria
O índice médio de reciclagem no Brasil é de 3%. Quando falamos de plástico, esse número é ainda pior: apenas 1,3%. Dessa forma, a diferença entre reciclado ou reciclável, ao contrário do que inicialmente parecia, é grande. Existem vantagens nos plásticos reciclados que vão além da sustentabilidade ambiental. Principalmente, a sustentabilidade financeira. Isso porque, quanto mais reutilizado, mais barato ele é para produzir. Isso se reflete, afinal, no preço, que pode ser até 160% menor do que o da resina virgem.
E o que é ainda mais importante na escolha por reciclados é a percepção do consumidor final. Cada vez mais, as pessoas estão conscientes e preocupadas com os impactos causados por suas ações. Como resultado, buscam minimizá-los com práticas sustentáveis. Oferecer este tipo de solução agrega valor institucional à sua marca.
Reciclado ou reciclável? Embalatec!
A Embalatec oferece soluções essenciais e sustentáveis em plástico para a indústria. 80% do nosso mix é feito de plástico PCR, a resina pós-consumo reciclada, ao mesmo tempo mais econômica e igualmente eficiente. Além disso, possuímos os processos de logística reversa para recolher não só os seus plásticos usados, como o filme stretch, mas também os tubetes de papelão em que eles são enrolados. Nunca mais fique em dúvida entre reciclado ou reciclável: escolha Embalatec clicando aqui.