Quando uma cidade cresce além dos próprios limites, é ruim não só para os antigos moradores, como também para os novos. Dessa forma, o planejamento urbanístico é aspecto essencial no que diz respeito à sustentabilidade. Nesse sentido, os japoneses têm mais um exemplo para o Ocidente na cidade de Fujisawa SST.
A 50 quilômetros de Tóquio, Fujisawa SST tem 180 mil metros quadrados e capacidade para até mil famílias. Projeto capitaneado pela Panasonic, esta cidade possui sensores que coletam dados para o gerenciamento de recursos. Além disso, toda operação e serviço é otimizado, visando uma comunidade baseada em conforto residencial, características regionais e padrões de vida futuros.
Energia e bem-estar
30% do abastecimento de Fujisawa SST vem de painéis solares. Inclusive, toda energia excedente vai para baterias capazes de, em caso de emergência, manter a cidade operando por até três dias.
Mas não é só a produção que é responsável. Os moradores, além de só usarem luzes de LED, mais econômicas, têm acesso a um aplicativo para acompanhar em tempo real seus consumos de água e energia elétrica.
Como resultado, a cidade emite 70% menos CO2 e consome 30% menos água quando comparada a cidades de igual porte do Japão.
Além disso, o próprio desenho da cidade foi feito para potencializar a iluminação natural e a circulação de ar entre os blocos, aumentando a sensação de bem-estar. Outro ponto positivo está no sistema de transportes, que permite, também via aplicativo, que os moradores aluguem, com hora marcada, veículos elétricos e bicicletas.
Fujisawa é o futuro no presente
Fujisawa SST é um modelo de sucesso de cidades que respeitam seus moradores e, ao mesmo tempo, o meio ambiente. Ao se mostrar bem-sucedido, seu projeto inevitavelmente vai inspirar mudanças em grandes centros urbanos no futuro próximo.
Mas há outro ponto importante a se analisar: Fujisawa SST é resultado de uma força-tarefa de 8 empresas. Este exemplo extremo mostra como a iniciativa privada pode e, assim sendo, deve atuar para melhorar as condições de vida das pessoas que são afetadas por suas atividades.
Você pode fazer algo parecido ao escolher os insumos que sua empresa usa, especialmente o plástico. Você sabia que o plástico PCR é uma resina pós-consumo com as mesmas características do material virgem, mas muito mais sustentável e barato?
Acesse nosso site e conheça o portfólio de produtos que atende a indústria de forma essencial e sustentável.