A reciclagem mecânica é uma das variantes do processo de transformação de materiais sem utilidade em produtos novamente utilizáveis. Ao contrário da reutilização, em que basta usar o produto novamente, a reciclagem demanda planejamento, processo e energia para acontecer. É, portanto, uma ação propositiva da indústria para reduzir o descarte de materiais.
Na reciclagem mecânica, produtos passam por uma série de etapas operacionais para viabilizar o reaproveitamento. Dentre elas, estão trituração, lavagem e reprocessamento. No último, a temperatura muda o seu formato original sem alterar as propriedades químicas, ou a trituração/moagem promove mudanças na sua estrutura física.
Divididas em primária e secundária, as reciclagens podem, respectivamente, trabalhar com descartes com as mesmas características do produto original ou com produtos contaminados por alimentos e outros materiais, exigindo uma seleção prévia.
Uma vez que não exigem seleção prévia, posto que estão livres de contaminação, os materiais que passam por reciclagem primária são a melhor solução técnico-econômica para a indústria.
Não só é mais fácil reciclar mecanicamente estes produtos, mas também o produto final é mais confiável, permitindo resultados padronizados para processos industriais.
Tomando, por exemplo, o plástico PCR da Embalatec, você tem um insumo sob medida para as mais variadas necessidades de embalagem, proteção e segurança, capaz de atender a indústria alimentícia, de logística e eletrônicos. Como possui origem livre de contaminações, é um plástico livre de odores. Isso traz qualidade de vida e bem-estar ao seu time de colaboradores.
Garantimos personalização para atender as especificidades da sua máquina. Como resultado, você aumenta a vida útil do seu investimento e, sem dúvida, atende melhor seus clientes e parceiros.
Conheça mais da qualidade essencial e sustentável clicando aqui.