A reciclagem química é muito comum em plásticos. Por exemplo, o polipropileno, o cloreto de polivinila e o polietileno. Este último, presente na maioria dos produtos da Embalatec.
Sua principal vantagem é a preservação de propriedades dos materiais. Para isso, usa uma tecnologia que aborda o conceito de economia circular, reduzindo a quantidade de resíduos, aproveitando ao máximo o potencial das matérias-primas secundárias e explorando novas aplicações de produtos finais após a reciclagem.
Como funciona a reciclagem química de plásticos
Os processos por trás da reciclagem química de plásticos são responsáveis, principalmente, pela despolimerização. Isso significa, em outras palavras, quebrar polímeros em monômeros. Estas pequenas moléculas, por sua vez, podem passar por um novo processamento visando a reutilização.
Para atingir esse resultado, o calor é essencial. É ele que, em união com o plástico e algum outro líquido, vai decompor o material. O líquido pode ser água (hidrólise), etilenoglicol (glicólise), álcool metílico (metanólise) ou amina (aminólise).
Curiosamente, o plástico descartado incorretamente que polui oceanos, exposto ao sol, sofre uma "hidrólise natural". É daí que surge o microplástico, tão difícil de ser recolhido e tão fácil de ser ingerido por animais marinhos e entrar na nossa cadeia alimentar.
Porque incentivar esses processos
Ainda não somos capazes de processar resíduos na velocidade necessária para dar conta da demanda. A reciclagem química é uma adição importante ao arsenal de saídas para reduzir o problema da poluição.
Ao mesmo tempo, economiza energia ao produzir sem desperdiçar novos recursos e elimina a necessidade de construção de novas áreas para armazenar resíduos plásticos. Com o tempo, podemos até mesmo eliminar os aterros já existentes. Tudo isso reduzindo custos e preservando a qualidade dos processos industriais.
No mês do consumo consciente, sem dúvida, sua empresa deve estar atenta a quem fornece as matérias-primas para você melhor atender seu consumidor final. A Embalatec tem compromisso com a economia circular. Nosso projeto “Juntos pelo Amanhã” é uma medida institucional e educativa para conscientizar as próximas gerações e inspirar a sequência do trabalho que começamos.
Além disso, junto às soluções essenciais e sustentáveis em plástico PCR, oferecemos a logística reversa de aparas dos clientes. Mais sustentabilidade e menos trabalho para você!
Clique aqui e saiba mais.