Ao longo da história do nosso blog, já trouxemos uma série de análises sobre os riscos da poluição plástica. Falamos sobre como ações do dia a dia podem impactar no planeta sem nem percebermos. Dessa forma, trazer o trabalho feito pela Seabin, que tem uma solução acessível e eficiente para virar a maré a favor da sustentabilidade, é também uma inspiração. Não só para nós, mas também para outras empresas.
A melhor forma de solucionar um problema é evitar que ele aconteça. É isso o que a Seabin busca.
Objetivos e metodologia da Seabin
Criada por Andrew Turton e Pete Ceglinski, dois surfistas australianos, o Seabin é o que o nome em inglês diz: uma lixeira do mar.
O primeiro objetivo é remover a mesma quantidade de plástico que é produzida, de modo a não aumentar a quantidade de resíduos plásticos no ambiente. Em seguida, aumentar a atuação para remover mais plástico do que se produz, reduzindo a quantidade de resíduos.
Para isso, a empresa usa um coletor capaz de filtrar 55 mil litros de água por hora, consumindo menos de US$ 4 em energia elétrica por dia para capturar microplásticos em regiões de escoamento de água, antes que ela chegue aos oceanos.
Combinar esforços para potencializar resultados
A Seabin atua no plástico que já foi para o lixo, prevenindo que o problema piore para, com o tempo, eliminá-lo. É uma iniciativa essencial, mas não pode ser a única.
Até mesmo para facilitar a missão da Seabin, devemos atuar para reduzir o descarte de plásticos. E a melhor forma para isso é consumindo alternativas sustentáveis. É aí que a Embalatec pode ajudar.
Com o plástico PCR, garantimos desempenho e confiabilidade com um material reciclado que evita o desperdício da indústria. Com amplas aplicações, atende os mais diferentes setores da economia.
Clique aqui para conhecer nosso portfólio e entrar em contato!
Para conhecer mais sobre a Seabin, clique aqui.