Sustentabilidade como "Novo Normal"

blog

Durante um momento difícil da nossa história, achamos que o "Novo Normal" seria ficar em casa e só sair de máscara. Contudo, com ciência e resiliência (e quatro doses de vacina!), pudemos retornar às ruas e abraçar quem amamos.
 
Mas há algo a que não podemos retornar. Os hábitos insustentáveis, ainda que mantenham nosso padrão de vida, inviabilizam o planeta no longo prazo. Só para exemplificar, bastaram poucos dias sem barcos para Veneza ter águas cristalinas e peixes nadando em seus canais.
 
Dessa forma, é hora da sociedade repensar sua maneira de usar recursos e coabitar o planeta. Não só com semelhantes da mesma espécie, mas também com outros exemplares que compõem o nosso ecossistema. E a resposta passa diretamente pela sustentabilidade!
 
Reuso e consumo consciente
Experimente não jogar o seu lixo fora por dois dias. Sem dúvida, sua lixeira vai estar lotada. Talvez, moscas comecem a voar nos arredores. O cheiro, certamente, não ficará agradável.
 
Todo cidadão sabe, intuitivamente, da importância de gerenciar corretamente os resíduos. No "Novo Normal", essa consciência deve fazer parte também das rotinas das empresas, onde a produção de resíduos é muito maior.
 
Mais do que apenas destinar de forma ambientalmente sustentável, produzir menos resíduos é imperativo. Para isso, a aposta deve ser na economia circular, que projeta produtos já pensando no reuso pós-consumo. Isso passa, necessariamente, pela escolha por materiais oriundos de reciclagem e upcycling.
 
Insumos como o plástico, por exemplo, têm vida útil que pode chegar a mil anos. Usar e descartar, especialmente quando são usados em funções de apoio, como armazenagem e transporte, é desperdiçar recursos e energia. Recondicionar plástico é muito mais inteligente, no que diz respeito aos custos de produção, do que fazer uma nova resina virgem.
 
Adotando o "Novo Normal" na sua empresa
O planeta está interligado. Queimadas na Amazônia afetam as chuvas no Centro-Oeste e aumentam o preço da carne vendida em São Paulo. Da mesma forma, uma decisão inconsequente na cadeia produtiva afeta pessoas que sequer conhecem o produto final!
 
A boa notícia é que hábitos sustentáveis não representam custos adicionais ao seu orçamento. Ao contrário: você economiza e mantém a qualidade dos seus insumos, agregando valor para o consumidor final!
 
Acesse nosso portfólio de produtos e conheça as soluções do "Novo Normal" para negócios essenciais e sustentáveis.

 

0 comentário

0

Posts recentes

Ver tudo