Transição de combustíveis fósseis e plástico

Todos sabemos que a transição de combustíveis fósseis para fontes de energia mais limpas é inevitável. Mas, quando a COP28 chegou a um acordo assinado de forma unânime pelos países participantes, ficou claro que esse movimento já começou. E, sem dúvida, vai acelerar ainda mais.

Quem pensa em substitutos para a gasolina e o diesel, ignora o cenário mais amplo. Produtos derivados do petróleo também precisarão ser substituídos ou reinventados. É o caso do plástico.

O que diz o texto da COP28 sobre a transição de combustíveis fósseis

Com o endosso de representantes de 198 países, a COP28 ratificou um texto de balanço geral convocando os países a dotar "a transição dos combustíveis fósseis nos sistemas energéticos, de uma forma justa, ordenada e de forma equitativa, acelerando a ação nesta década crítica, de modo a atingir zero emissões líquidas até 2050 de acordo com a ciência".

Além disso, o documento reconhece a necessidade de manter o nível máximo de aquecimento global a 1,5ºC. Dessa forma, visa evitar transformações ainda mais severas, danosas e custosas ao planeta e à economia.

A importância do plástico reciclado

Sabemos que ainda vivemos em uma economia com grande dependência em combustíveis fósseis. Nossos automóveis ainda dependem de gasolina ou diesel, em sua maioria. Quando as hidrelétricas estão com os níveis baixos, é às termelétricas, queimadoras de carvão, que recorremos. O celular ou computador em que você lê este artigo tem inúmeras partes feitas de plástico.

O plástico é um dos produtos que mais exigirá criatividade enquanto a transição de combustíveis fósseis se aprofunda. Apesar da origem, o produto é fundamental para o funcionamento da sociedade. Você acha que passa um dia sem interagir com o plástico? Provavelmente, você está errado.

Mas há uma solução: empresas como a Embalatec, comprometidas com a sustentabilidade e a viabilidade econômica, oferecem à indústria o plástico PCR, a resina pós-consumo industrial que atende a todas as exigências de qualidade e confiabilidade, não exige resina virgem na composição e consome muito menos energia para ser produzida.

Temos soluções essenciais e sustentáveis que vão otimizar processos, reduzir custos e aumentar a sustentabilidade de segmentos tão diversos quanto a indústria têxtil e a de alimentos, mas também a de logística, eletrônicos, varejo e muito mais.

Clique aqui e veja como nossa parceria vai beneficiar seu negócio.

0 comentário

0

Posts recentes

Ver tudo